MODELANDO O LAR
Olá comandantes,
Vamos a mais um passo sobre criação de cenários para o XP10/11. Finalmente mais uma barreira foi quebrada (e possivelmente a última), que me impedia de modelar meu próprio prédio com texturas específicas. Resolvi modelar o conjunto de apartamentos onde moro e posicionar exatamente no cenário foto-realista de Fortaleza.
Comecei fazendo quatro cubos, com a parte de baixo sem polígonos, utilizando o Modeler, programa que já trabalho há anos. Utilizei escala métrica real, no caso.
Com o AC3D importo o objeto (.lwo) e aplico a textura. Hoje antes de ir ao trabalho, tirei uma foto da fachada do prédio. Escalono a foto para 256x256 formato png e aplico em cada lado do apartamento, usando recurso semelhante ao UV mapping, encontrado no Lightwave. Felizmente o AC3D lê os arquivos .lwo sem problema algum o que facilitará ainda mais o desenvolvimento de qualquer construção que se possa imaginar.
O Sketchup também é bastante utilizado para a modelagem dos objetos, inclusive a Laminar Research disponibilizou um plug-in para salvar já no formato do Xplane. Futuramente teremos tutoriais sobre modelagem e texturização.
Carrego o Overlay Editor do XP10 e posiciono meu prédio exatamente onde se encontra na vida real. Não se enganem com a baixa resolução do fotoreal com o Overlay, pois é só para ajudar o posicionamento dos modelos. Posso garantir que o resultado impressiona...
Fiquei muito satisfeito com o resultado, a única dificuldade que tinha para desenvolver cenários finalmente foi vencida. Não conseguia exportar com texturas, somente o objeto. E agora, meus amigos, o céu é o limite...
Comecei fazendo quatro cubos, com a parte de baixo sem polígonos, utilizando o Modeler, programa que já trabalho há anos. Utilizei escala métrica real, no caso.
Com o AC3D importo o objeto (.lwo) e aplico a textura. Hoje antes de ir ao trabalho, tirei uma foto da fachada do prédio. Escalono a foto para 256x256 formato png e aplico em cada lado do apartamento, usando recurso semelhante ao UV mapping, encontrado no Lightwave. Felizmente o AC3D lê os arquivos .lwo sem problema algum o que facilitará ainda mais o desenvolvimento de qualquer construção que se possa imaginar.
O Sketchup também é bastante utilizado para a modelagem dos objetos, inclusive a Laminar Research disponibilizou um plug-in para salvar já no formato do Xplane. Futuramente teremos tutoriais sobre modelagem e texturização.
Carrego o Overlay Editor do XP10 e posiciono meu prédio exatamente onde se encontra na vida real. Não se enganem com a baixa resolução do fotoreal com o Overlay, pois é só para ajudar o posicionamento dos modelos. Posso garantir que o resultado impressiona...
E para fechar com chave de ouro, aplico também texturas noturnas.
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